Goiânia sedia Enacor 2026: maior fórum de debates sobre infraestrutura de transportes e conservação rodoviária do Brasil

Foto: Walter Folador

O governador Daniel Vilela participou, nesta segunda-feira (22/06), da abertura do Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor 2026), considerado o maior fórum de debates sobre infraestrutura de transportes, logística, tecnologia e conservação rodoviária do Brasil.

Realizado no Centro de Convenções de Goiânia, o evento reúne ainda a 51ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 7ª Expo Enacor RAPv, consolidando Goiás como palco das principais discussões técnicas sobre o setor no país.

Na abertura do encontro, Daniel Vilela ressaltou a tradição de Goiás na área de infraestrutura e a prioridade dada pelo Estado aos investimentos logísticos.

“Goiás sempre foi um estado vanguardista na infraestrutura rodoviária. Essa é uma marca que carregamos com muito orgulho e que projetamos como algo de grande relevância para o futuro do nosso Estado”.

“Garantir uma malha eficiente é permitir com que o Estado continue atraindo investimentos e se desenvolvendo de forma competitiva”, apontou.

Enacor 2026

Com expectativa de reunir cerca de 5 mil participantes ao longo de quatro dias de programação, o Enacor retorna a Goiânia após duas décadas.

O encontro promove a troca de experiências e a apresentação de soluções tecnológicas voltadas à conservação rodoviária, pavimentação, segurança viária e mobilidade, temas considerados fundamentais para o desenvolvimento do país.

Protagonismo

Parceiro e anfitrião do evento, o Governo de Goiás participa da programação por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). A presidente Eliane Simonini destacou que a realização do encontro na capital goiana fortalece o protagonismo do estado no setor.

“Hoje temos a satisfação de ver Goiás entre as melhores malhas rodoviárias do país. Esse resultado é fruto de muito trabalho, responsabilidade e da relação de confiança construída entre o governo e a sociedade”.

“Receber novamente o Enacor, que nasceu em Goiás, é motivo de orgulho e demonstra a relevância do Estado para o desenvolvimento da infraestrutura nacional”, afirmou.

Idealizador do Enacor e presidente da Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (ABDER), Riumar dos Santos ressaltou a importância do evento para o avanço da engenharia brasileira.

“O Enacor se consolidou como um espaço nacional de discussão técnica e de construção de soluções para a infraestrutura. Ao longo dos anos, contribuiu para o desenvolvimento da engenharia rodoviária e para o fortalecimento de políticas públicas em todo o país”, frisou.

Criado em 1996, em Goiânia, o Enacor celebra 30 anos de história em sua edição de 2026.

Além da exposição de tecnologias voltadas à infraestrutura e ao transporte, a programação inclui palestras, mesas-redondas e minicursos sobre temas como monitoramento de pavimentos com inteligência artificial, fiscalização de rodovias inteligentes e novas soluções para o planejamento da logística nacional.

Conexão Digital Brasília/Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás