
O governador Daniel Vilela anunciou, nesta quinta-feira (25/06), R$ 78 milhões em novos investimentos no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia-UFG).
A parceria para o período de 2026 a 2031 marca uma nova etapa de expansão das atividades do centro e reforça a estratégia do estado de consolidar Goiás como o principal polo de inteligência artificial do país.
O anúncio foi feito durante jantar com pesquisadores, desenvolvedores e empresários no Palácio das Esmeraldas.
Formalizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a parceria viabiliza:
- investimentos em infraestrutura computacional;
- fomento a startups e novos negócios;
- pesquisa aplicada;
- formação de talentos;
- inovação tecnológica e desenvolvimento de soluções em inteligência artificial voltadas a áreas estratégicas como:
- veículos autônomos;
- saúde;
- agronegócio;
- educação;
- ciências da vida.
“Temos em Goiás o maior laboratório de inteligência artificial da América Latina. Talvez seja mais reconhecido fora do estado e até do Brasil do que aqui”.
“Ao fazermos essa segunda etapa de convênio, pensamos em desenvolver novas soluções para o governo, podendo financiar também o desenvolvimento de pesquisas dentro do Ceia que vão projetar ainda mais esse laboratório”, explicou o governador.
“Estamos muito otimistas em continuar fazendo de Goiás um estado vanguardista na inteligência artificial no país”, emendou.

Centro de inteligência artificial
Dos R$ 78 milhões previstos, R$ 40 milhões serão destinados à implantação de um AI Data Center e de um laboratório de veículos autônomos, ampliando significativamente a capacidade computacional disponível para pesquisadores, estudantes, empresas e órgãos públicos parceiros.
“É um privilégio ser governador no momento deste próximo passo, com a convicção de que estaremos construindo algo transformador para Goiás, o Brasil e o mundo, apresentando soluções inovadoras que vão melhorar a vida das pessoas, alcançar mais eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos”, avaliou o governador.
“Não sou expert em IA, aprendo todos os dias e, às vezes, me assusto, mas procuro enxergar ela como um instrumento para alavancar a produtividade sem que isso traga exaustão para nossos servidores”, salientou Daniel Vilela.
Criado em 2019 dentro da política de Centros de Excelência do Governo de Goiás, o Ceia-UFG tornou-se uma referência nacional em inteligência artificial aplicada, reunindo universidade, governo e setor produtivo em projetos de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia.
A nova parceria amplia essa atuação e cria as condições necessárias para que o centro avance em áreas emergentes da chamada IA de fronteira, incluindo:
- agentes autônomos;
- sistemas avançados de raciocínio;
- aplicações voltadas à descoberta científica.

Para o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, o novo ciclo de investimentos consolida uma política pública de longo prazo para o desenvolvimento tecnológico do estado.
“Em seus primeiros anos, o Ceia já captou mais de meio bilhão de reais em projetos e parcerias e tem mais de mil pesquisadores ativos. Nesta nova etapa, esperamos projetar Goiás como referência nacional e internacional em IA”, pontuou o secretário.
“Ao longo dos últimos anos como vice-governador e há dois meses e meio como governador, vemos Daniel Vilela levar a tecnologia como marca da sua gestão, com muita ousadia, seja pelo Pequi Bank, seja pelo distrito de inovação, entre outras ações, ressaltou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha.
“Fico feliz de ver uma pessoa nova mostrando uma cara moderna para Goiás”, concluiu, André Rocha.
Já a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Sandramara Chaves, destacou o desenvolvimento humano como potencial do laboratório.
“Cresceu exponencialmente não apenas no papel que ocupa em relação à IA, mas também na formação de pessoas pensando nessa tecnologia. Esse processo de pesquisa e inovação repercute em objetivos diversos”, afirmou ela.
Escopo
Além da expansão da infraestrutura tecnológica, o programa prevê a manutenção de bolsistas ativos entre pesquisadores, estudantes e desenvolvedores.
Serão mais de 130 bolsistas ativos simultaneamente, fortalecendo a formação de recursos humanos altamente qualificados em inteligência artificial e áreas correlatas.
Também estão previstas ações de retenção e atração de talentos, acordos internacionais de cooperação científica e o fortalecimento de redes de pesquisa nacionais e internacionais.
Na área de inovação, o convênio prevê a aceleração de até 40 startups de base tecnológica, integradas a iniciativas como o Hub Goiás e o Distrito de Inovação e Inteligência Artificial, contribuindo para o surgimento de novos negócios baseados em conhecimento avançado e tecnologias de ponta, além de suporte técnico para a criação de núcleos emergentes de pesquisa em IA em outros municípios de Goiás.
O foco também será em fortalecer a interiorização da ciência, inovação e tecnologia no estado.
O programa ainda contempla ações educacionais em larga escala, incluindo:
- capacitação de 2 mil professores como multiplicadores em inteligência artificial;
- realização da Olimpíada Nacional de IA Aplicada;
- além do desenvolvimento de uma plataforma de ensino a distância com potencial para alcançar até 10 mil estudantes.
A iniciativa pretende ampliar o acesso à formação em tecnologias emergentes e preparar novas gerações para os desafios e oportunidades da economia digital.
Segundo a diretora do Ceia-UFG, Telma Woerle Lima Soares, o investimento representa um passo decisivo para ampliar o impacto científico e econômico da inteligência artificial produzida em Goiás.
“O Ceia nasceu com a missão de conectar excelência acadêmica, inovação e desenvolvimento econômico”, explica a diretora.
Segundo ela, este novo ciclo permitirá:
- expandir a infraestrutura já existente;
- fortalecer a pesquisa de fronteira;
- formar novos talentos;
- acelerar a criação de soluções capazes de gerar impacto para:
- empresas,
- governos e sociedade.
É um investimento que posiciona Goiás entre os protagonistas da inteligência artificial no Brasil.”
Metas até 2031
O programa também prevê a produção de pelo menos 40 publicações científicas de impacto, ampliando a contribuição de Goiás para o avanço do conhecimento na área e fortalecendo a presença do estado em redes nacionais e internacionais de pesquisa.
Outra meta é consolidar uma rede com 100 empresas parceiras ativas, estimulando a transferência de tecnologia e a aplicação prática das pesquisas desenvolvidas pelo centro.
Nesse contexto, espera-se ainda o registro de 15 propriedades intelectuais, resultado do desenvolvimento de soluções inovadoras com potencial de geração de valor econômico e social.
O convênio também busca ampliar a capacidade de Goiás de atrair e reter pesquisadores altamente qualificados, criando um ambiente favorável à produção científica e ao desenvolvimento tecnológico.
Conexão Digital Brasília/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás







