Serviço gratuito garante cuidados especializados para os pets, reduz abandono e leva procedimentos a regiões mais afastadas por meio de unidade móvel

Inaugurado há sete anos, o Serviço Veterinário Público (Hvep), em Taguatinga, se consolidou como referência no atendimento gratuito a cães e gatos no Distrito Federal. De janeiro a julho deste ano, o hospital prestou cerca de 10 mil atendimentos, beneficiando aproximadamente 5,6 mil tutores.

Vinculado à Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), do Governo do Distrito Federal (GDF), o serviço oferece consultas, internações, cirurgias e exames, além de desempenhar um papel social importante no combate ao abandono e no apoio a tutores em situação de vulnerabilidade.
A diretora do Hvep, Lindiene Samayana, observou um aumento na procura: “Esse crescimento é vantajoso, porque acabamos levando educação e atendimento ao público. Mesmo tendo anos de funcionamento, o Hvep ainda não é conhecido por muitos tutores. Nesse primeiro semestre, foi praticamente o dobro de atendimentos que costumamos registrar”.

Para ampliar o acesso, o Hvep mantém também uma unidade móvel, que desde 9 de junho atende no estacionamento da Administração Regional de Água Quente. No local são distribuídas dez senhas por dia, a partir das 8h, para consultas, triagem, vacinação, exames simples e orientações aos tutores. O serviço já passou por diversas regiões do DF, como Samambaia, Sobradinho, Riacho Fundo, Ceilândia, Sol Nascente e Estrutural. A unidade móvel não faz cirurgias ou exames de imagem – como raio-X e ultrassom. Para esses procedimentos, é necessário procurar a sede fixa em Taguatinga.
“Ao longo dos anos, o hospital vem trazendo a importância da vacina, da castração, de passear com o cachorro na coleira”, afirmou a diretora do Hvep. “Hoje os tutores nos procuram para tirar dúvidas e realizar tratamentos básicos. Atualmente, o pet é mais que um bichinho no fundo do quintal: já faz parte da família, então o nosso objetivo é trazer essa qualidade de vida para o animal. Muitos tutores não conseguem chegar até nós por falta de transporte, mas a unidade móvel leva esse serviço onde o acesso é mais difícil.”
Qualidade e confiança
Entre os usuários, a confiança é um ponto comum. O operador de câmera Francisco Ribeiro, 51 anos, tutor da cachorra Chica, elogiou o serviço: “O atendimento aqui sempre foi ótimo. A Chica está com nódulos nas mamas e provavelmente fará cirurgia. Acho que deveria haver mais hospitais como este, porque não só alivia o bolso, mas também a cabeça. Antes, muita gente deixava o animal morrer, por falta de opção”.
Para o agente de segurança Alan Carlos Rodrigues, tutor da cadelinha Tracy, o trabalho do Hvep é indispensável. “Suspeitei de câncer de mama e a trouxe para cirurgia”, relatou. “Aqui explicam tudo para a gente e cuidam do pet com muito carinho. Eu já gastei mais de mil reais com exames na rede particular, mas o procedimento cirúrgico, que é o mais caro, será feito aqui. Isso ajuda muito”.
A veterinária Marcella Uhdre, que atua no atendimento clínico-cirúrgico, reforça a importância da unidade: “Atendemos em média 150 animais por dia, muitos com casos graves, e temos todo o suporte de atendimento clínico, exames e o pós-operatório desses animais. A gente sabe que o custo do tratamento às vezes é muito alto para o tutor, e ter esse funcionamento público é importante para uma diminuição de pacientes doentes e abandonados na rua”.
Serviço
O Hvep funciona de segunda a sexta-feira e oferece atendimentos em clínica médica e cirúrgica, além de especialidades como cardiologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia e dermatologia.
A unidade fixa atende o DF e o Entorno, sem exigência de comprovação de baixa renda. O tutor pode ir presencialmente para a triagem, que funciona das 7h às 15h e atende por ordem de chegada, ou agendar online pelo site Agenda DF com vagas disponibilizadas diariamente, à meia-noite, no portal.
Fonte: Agência Brasília