Deputado Ronaldo Nogueira defende a erradicação da pobreza: “Governos não cumprem a Constituição”, diz

Foto: Douglas Gomes/Republicanos

O deputado Ronaldo Nogueira (Republicanos/RS), cobrou, da tribuna, que o governo cumpra a Constituição Federal de 1988. O parlamentar afirmou que “a Constituição de 1988, entre seus objetivos, prevê a erradicação da pobreza, a redução das desigualdades regionais e sociais do Brasil, e a promoção do desenvolvimento nacional, o que não vem sendo cumprido pelos últimos presidentes da República”.

Balanço negativo dos ex-presidentes

Ilustração de Edgar Lisboa, com recursos de IA

Ronaldo Nogueira fez um balanço do que foi feito no País nos últimos anos. “Desde 1988, até aqui, a Presidência da República foi ocupada por 5 anos pelo Presidente Sarney; por 2 anos pelo Presidente Collor; por 2 anos pelo Presidente Itamar Franco; por 8 anos pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso; por 8 anos pelo Presidente Lula; por 6 anos pela Presidente Dilma; por 2 anos pelo Presidente Michel Temer; por 4 anos pelo Presidente Bolsonaro e, agora, novamente, pelo Presidente Lula, e nenhum cumpriu o que determina a Constituição”.

30% da população semianalfabeta

Na opinião do deputado Ronaldo Nogueira, “o saldo disso, não representa quase nada. O Brasil tem a quinta maior extensão territorial do mundo, e é um país que tem muita capacidade de produção de riqueza para o seu povo, porém, nós temos 30% da população semianalfabeta — 10% são analfabetos; mais de 14 mil obras estão inacabadas; 20 milhões de pessoas estão vivendo em favelas, e 6 milhões de famílias não têm onde morar. Além disso, o Brasil tem uma dívida pública que compromete de 78% a 80% do seu PIB, e paga a taxa de juros mais alta do mundo, hoje em 15% ao ano”, disparou o ex-ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

Rever procedimentos

Na avaliação do parlamentar republicano, “é preciso rever alguns procedimentos e, principalmente, ter uma atuação muito responsável na gestão pública, não somente no Poder Executivo, como também no Poder Judiciário e no Poder Legislativo”.

Enxugando Gelo

“Se a nossa atuação como parlamentar e, como líderes desta Nação não promover ações concretas que resultem efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas, nós vamos continuar enxugando gelo, sem resultados efetivos para a vida das pessoas”, criticou Ronaldo Nogueira.

Geração de empregos

O deputado Ronaldo Nogueira apela para que sejam  cumpridos os objetivos da Constituição: “Combater e erradicar a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil. E não há política mais efetiva para combater e erradicar a pobreza que a geração de empregos”.

Muita pobreza no meio da riqueza

Para Ronaldo Nogueira, “sem fomento e apoio ao pequeno e ao microempresário, que garantem mais de 85% dos empregos formais no Brasil, nós vamos continuar nesta triste realidade de país rico, porém, convivendo com muita pobreza. Aqui há muita pobreza no meio de muita riqueza”.

Reflexão para dar o exemplo

“Que esta nossa fala seja um elemento de reflexão para que possamos dar exemplo e cortar na própria carne, reduzindo as nossas despesas, os gastos públicos, para investirmos mais em públicas que resultem na geração de empregos”, defende Nogueira.

É fundamental revermos nossos procedimentos e sermos responsáveis na gestão pública, promovendo ações concretas para gerar melhor qualidade de vida para os cidadãos brasileiros. No entanto, enfrentamos desafios significativos:

– 30% da população é semianalfabeta;

– 10% é analfabeta;

– Mais de 14 mil obras públicas estão inacabadas;

– Dívidas públicas comprometem de 75% a 80% do PIB;

– A taxa de juros é uma das mais altas do mundo, atualmente em 15%.

É inaceitável que um país rico como o Brasil continue a enfrentar esses problemas. É hora de agir! Precisamos de uma gestão pública eficiente e responsável para garantir um futuro melhor para todos os brasileiros.

Conexão Digital Brasília/*Com informações do site Repórter Brasília

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *